quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A toxicidade da lidocaína


Um do anestésico local, mais comumente utilizado para procedimentos médicos é lidocaína. Este agente anestésico é comercializado sob o nome comercial ", xilocaína". É o primeiro anestésico que pertence à classe amino-amida. Overdose de qualquer droga leva à toxicidade. O mesmo é verdadeiro para a lidocaína. A toxicidade da lidocaína pode se desenvolver em adultos e crianças, devido à sua overdose via de administração parenteral ou tópica, ingestão acidental ou utilização a longo prazo. A lidocaína é administrado com ou sem epinefrina. Dose máxima de lidocaína que pode ser administrado com epinefrina é de 7 mg / kg, enquanto que sem epinefrina é 3-5 mg / kg. Nada mais do que esta dose recomendada é perigoso e pode produzir efeitos tóxicos em uma pessoa.

Os sintomas de toxicidade

Os sintomas de toxicidade lidocaína normalmente aparecem de uma maneira progressiva. Dada a seguir são os vários sintomas que podem ser observados um após o outro em uma pessoa afectada.

* Dormência e formigamento da língua

* Tonturas e vertigens

* Distúrbios da visão

* Dor de cabeça

* Espasmos musculares

* Inconsciência

* Convulsões

* Coma

* Parada respiratória

* A depressão do sistema cardiovascular

Tratamento previsto

* Assim que a toxicidade de lidocaína é identificado, a sua administração, seja tópica ou parentérica, é interrompido.

* A pessoa está provida de fornecimento de oxigénio adequada através de uma máscara facial ou de um tubo que é inserido em um orifício externo do corpo (entubação).

* Sistema Cardiovascular da pessoa é monitorada cuidadosamente. Pequenas doses de epinefrina são administrados ao paciente. Fluidos intravenosos e drogas vasopressoras que causam constrição dos vasos sanguíneos são usados ​​para apoiar a saúde do paciente.

* Convulsões são controlados através da utilização de benzodiazepinas, que são a droga de escolha para esta condição. Succinilcolina, juntamente com a intubação, é utilizado em alguns casos, para controlar indesejados efeitos neuromusculares de convulsões. Outro agente de acção curta hipnótico, conhecido como Propofol, pode também ser utilizado para controlar os ataques. No entanto, a sua utilização é limitada, porque pode potencialmente aumentar os efeitos tóxicos no sistema cardiovascular.

* Os médicos administrar bicarbonato de sódio a pacientes para acidose metabólica grave devido a acidose é conhecido para potenciar os efeitos tóxicos que a lidocaína tem sobre o sistema cardiovascular.

* Em casos raros, quando overdose de lidocaína é excessivamente grande, complicações como parada cardíaca pode vir em imagem. Esta grave complicação é tratada com circulação extracorpórea.

Prevenção da Toxicidade

* A educação do paciente é extremamente importante para que eles estão bem conscientes dos sintomas de toxicidade associados com lidocaína. Os pacientes devem ser instruídos a contactar o médico imediatamente para que o tratamento pode ser fornecido em caso de sintomas de toxicidade são visíveis.

* A administração de grandes doses de lidocaína deve ser feito de uma forma lenta. Por exemplo, qualquer dose de mais de 5 ml deve ser injectado em incrementos de 3 ml de modo a que o corpo pode gradualmente vêm sob o efeito anestésico da droga.

* Os Anesthesiologists devem ser claros sobre as doses recomendadas de lidocaína. A falta de conhecimento e descuido pode pôr em perigo a vida devido a administração de doses tóxicas do anestésico de um paciente.

* Manter a comunicação com o paciente durante a administração de lidocaína ajuda na identificação de sintomas graves de toxicidade como variação do estado mental, etc Isso ajuda na imediatamente parar a administração adicional de que o agente anestésico.

A toxicidade da lidocaína não só depende da dose de anestésico utilizado, mas também sobre a velocidade com a qual ele é administrado, a vascularização no local da injecção, acidose e baixa concentração de proteína no corpo. As interações medicamentosas também pode levar à toxicidade. Propranolol, a cimetidina, a fenitoína, clonidina, e ciprofloxacina são alguns dos medicamentos que afectam a lidocaína nível no corpo. Os doentes com disfunção do fígado são mais susceptíveis de desenvolver efeitos tóxicos da lidocaína, porque é metabolizada no fígado. Função hepática falha de metabolizar o anestésico, assim gradualmente aumentar o seu nível no corpo.

Relatório publicado pela Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicações Nacional de Sistema de Dados de veneno no ano de 2010 afirma que, 586 crianças com menos ou igual a 5 anos de idade foram encontrados para ser afetada pela exposição lidocaína. No mesmo relatório, foi afirmado que a exposição total de lidocaína, 172 casos desenvolveram efeitos menores, 68 desenvolveram efeitos moderados e 14 delas sofreram de efeitos tóxicos graves. Um caso de morte também foi mencionada no relatório. Isto leva-nos a concluir que a detecção de toxicidade lidocaína numa fase precoce é extremamente importante para reduzir o risco de desenvolvimento de resultados toxicidade grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário